domingo, 27 de julho de 2014

Uso dos porquês

PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

      a)    Turma: 5º            
      b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
      c)     Conteúdos: Uso dos porquês

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Compreender o uso da expressão porque em suas várias formas de acordo com a intenção da situação.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Formalizar o estudo do uso dos porquês, propondo aos estudantes compreender seu uso;
·       Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem.
·       Compreender a função do uso dos porquês no nosso dia a dia;
·       Internalizar as regras usuais dos porquês;
·       Desenvolver atenção e concentração; 

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Aula expositiva; Aplicar  questões problematizadoras:
·       Geralmente, quando queremos saber o motivo ou razão de algo, costumamos perguntar o “porquê” daquilo. Não é mesmo?
·       Na forma escrita, de que maneira você costuma escrever esta palavra?
·       Quais são as maneiras de escrita dos porquês vocês conhecem?
Explicar aos alunos que existem diferenças entre os porquês, passar as regras sistematizando. Oralmente explorar seu uso e após passar exercícios referentes ao conteúdo abordado para que resolvam coletivamente e após, individualmente.
5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

6)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ATIVIDADES

1º atividade – Fazer coletivamente.

      1.     Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.
      a)     Não sei o ----------- de tanta euforia.
      b)     Você não compareceu à reunião -----------------?
      c)     Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
      d)     --------------- não desiste dessa aventura maluca?
      e)    Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.

2º atividade – Fazer individualmente.

      2.     Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.
      a)    Não fiz a pesquisa________estava doente.
      b)    _______ Marcela não conta toda a verdade?
      c)     Não quis ir ao cinema_________?
      d)    Nem imagino o_________dessa alegria.

      3.     Preencha as lacunas, usando o seguinte código:
a)   por que      b)   por quê         c)   porquê           d)   porque

(      )   Quer dizer que você não vai mesmo conosco,___________?
(      )   Não entendo o____________de suas atitudes.
(      )   Você sabe___________ela não passou no concurso.
(      )   Não fuja,___________toda fuga é fraqueza.

Tarefa – Finalize a atividade
(      )   Os maus momentos_________passaste serão inesquecíveis
(      )   Os amigos, não sei_________, foram sumindo um a um.
(      )   Agora entendo______votaste no “homem”…
(      )   Menina apaixonada chora sem saber___________
(      )   ____não tinha sono, fiquei na sala assistindo ao jogo
(      )   Qual seria a razão_______concordaram tão facilmente.


Uso do Mas e Mais.

PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

                  a)    Turma: 5º            
                  b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
                  c)     Conteúdos: Uso do mas e mais

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Compreender o uso da expressão mas e mais em suas várias formas de acordo com a intenção da situação.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Formalizar o estudo do uso dos mas e mais, propondo aos estudantes compreender seu uso;
·       Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem.
·       Compreender a função do uso dos mas e mais no nosso dia a dia;
·       Internalizar as regras usuais dos mas e mais;
·       Desenvolver atenção e concentração; 

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Explicar aos alunos que existem diferenças entre os mas e mais, passar as regras sistematizando. Oralmente explorar seu uso e após passar exercícios referentes ao conteúdo abordado para que resolvam coletivamente e após, individualmente. 
5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
                 Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

6)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.
            REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Conceito
1. O uso do mas (substitua-o por entretanto, porém).
Ex.: Ela disse que compraria o livro, mas ela não o fez.
* Utilizamos sempre vírgula antes do MAS.
Fui ao baile, mas não dancei.
(quem vai ao baile, geralmente, dança...a oposição a essa ideia é "mas não dancei")
Comi, 
mas não engordei. 
(no exemplo temos a primeira ideia que é "Comi" que pressupõe que quem come, se alimenta, e, consequentemente, engorda. Já na segunda oração vem a oposição a essa ideia "mas não engordei".)
Se tiver dúvida quanto ao uso do MAS basta substituí-lo por: porém, contudo, todavia, entretanto
Se for possível a substituição use MAS: Gosto de navio, porém (mas) prefiro o trem.
=Ele falou muito bem; todavia (mas) não foi como eu esperava.
=Tentou, mas (porém, todavia, entretanto) não conseguiu.
2. Mais é o antônimo de menos.
Ex.: Quanto mais vejo a indignação do povo, mais tenho esperança no Brasil.
Mais servira se não fora para tão longo amor tão curta a vida. (Camões – Sete anos de pastor)
"Não, ela é MAIS que uma boa professora..."
·                  Mais - é advérbio (termo que intensifica ou diminui circunstâncias) Termo invariável (não vai para o plural) - tem sempre o sentido de soma, de quantidade, de intensidade. Um bom macete é trocar a palavra mais por menos, se o sentido for o mesmo então o correto é usar o MAIS.
Outros exemplos:
·                  Eu quero mais sorvete. (Eu quero menos sorvete)
·                  Eu gosto mais de estudar que brincar. (Eu gosto menos de estudar que brincar)


ATIVIDADES

1º atividade – Fazer coletivamente.

Mais ou Mas???

- Pai é um negócio fogo. O meu é _________ ou menos. Deixa jogar bola na rua, _________ nada de chegar perto da avenida.
- O Chico chorou, fez malcriação, _______ quando o pai diz não, é não mesmo, e não se fala __________ nisso.

Então...

1)  Agora, complete as frases com as palavras mas ou mais.

a)   De vez em quando, sempre dá briga no jogo, ________ é normal.
b)   Coloque __________ açúcar, _________ não deixe o suco muito doce.
c)    Gosto muito de dançar, _______ detesto quando pisam no meu pé!
d)   É muito ____________ divertido brincar ao ar livre, ________ só quando está fazendo calor!
e)   Sara está doente. ________ será que ela tem se alimentado bem?
f)     Hoje estou cansada, __________ ainda preciso estudar.
g)   Talvez ele esteja ___________ animado amanhã, _________ hoje ele está muito triste.
h)   Saber o que você falou de mim não é __________ importante. _________ gostaria que você parasse com isso.
i)     ___________ você está errado quando diz que ela não gosta __________ de sair contigo!

TAREFA


2) Crie duas frases: em uma delas use Mais e na outra use Mas.

Sílabas Tônicas

PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

      a)    Turma: 4º            
      b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
      c)     Conteúdos: Sílaba tônica.

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer características das Sílabas Tônicas, classificando-as corretamente.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*   Formalizar o estudo das sílabas tônicas, propondo aos estudantes compreender seu uso;
*     Internalizar conceitos da classificação das sílabas tônicas;
*     Desenvolver atenção e concentração; 
*     Identificar a sílaba tônica em uma palavra;
*     Compreender a presença das sílabas tônicas e átonas nas palavras,
percebendo a diferença entre sons abertos e sons fechados;
*     Interpretar poemas;
*     Classificar as sílabas tônicas.
*     Revisar classificação das sílabas tônicas.

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Passar no quadro os exercícios gramaticais para que em seguida resolvam as atividades referentes ao conteúdo (Sílabas Tônicas). 
5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

6)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.

7)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nomeline Anglo


NÚMERO DE SÍLABAS E TONICIDADE

1) Faça a divisão silábica e sublinhe a sílaba tônica. Classifique as palavras quanto ao número de sílabas e quanto à posição da sílaba tônica conforme o modelo:
amiguinho: a – mi – gui – nho: polissílaba e paroxítona

a) compreensível: ____________________________________________________
b) elástico: _________________________________________________________
c) fértil: ___________________________________________________________
d) lâmpada: ________________________________________________________
e) informação: ______________________________________________________
f) macaco: _________________________________________________________
g) telegrama: _______________________________________________________
h) Líquido: _________________________________________________________
i) cafezal: __________________________________________________________
j) elegante: _________________________________________________________
k) prato: ___________________________________________________________

2) Indique a única palavra proparoxítona no quadro:
palavra – liberdade – amor – ótimo – amanhã – disco

3) Indique as palavras paroxítonas no quadro:
teste – jornal – empresa – astrônomo – instante 

4) Agora indique as oxítonas:
Japão – China – bandeirante – opinião – jacaré – texto


TAREFA
Separe as sílabas e classifique as palavras quanto sua tonicidade:

Ex. Café: Ca-fé / oxítona
     a)    Canção:..........................................................................................................
     b)    Impossível:......................................................................................................
     c)     Trânsito: .........................................................................................................
     d)    Tucano: ...........................................................................................................
     e)    Frase: .............................................................................................................
     f)      Fé: ...................................................................................................................
    g)    Página: ............................................................................................................


Simulado

PLANO DE AULA
1.     IDENTIFICAÇÃO
Turma: 4º ano
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa
Conteúdos: Interpretação de texto, leitura e oralidade.

2.     OBJETIVO GERAL:
Tornar o aluno habilitado, quanto à interpretação de textos, compreenderem, manifestar opiniões e saber expressa-las em forma escrita.

3.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*     Ler com compreensão e autonomia;
*     Interpretar as questões;
*     Florescer nos alunos o gosto da leitura;
*     Fazê-los manifestar os seus conhecimentos por meio da leitura e interpretação;
*     Torná-los sabeis a interpretar um texto seja ele retratado em imagens, ou retratado em palavras.

4.     DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

1º momento
Entregar a atividade xerocada com textos diversos (Simulado) para que leiam com atenção e respondam as questões de múltipla escolha; Serão 08 .

5.     RECURSOS DIDÁTICOS: sulfite (xerox), materiais individuais do aluno.

6.     AVALIAÇÃO:
*     Durante a leitura espontânea, verificar se o aluno lê com entonação e fluência.
*     Durante a interpretação observar se o aluno consegue responder com autonomia e na correção perceber o número de questões corretas.


7.     REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Textos adaptados diversos – Fonte: Google


      8- ANEXO – Simulado para xerocar.

SIMULADO LÍNGUA PORTUGUESA   4º ANO
ALUNO:............................................................................................................................................
QUESTÃO 01
TEM TODO TIPO DE GENTE
Na sala de aula da professora Marcela, havia alunos de todo jeito, espertos, preguiçosos, inteligentes e aqueles que respondiam sem pelo menos pensar.
Certo dia, ela perguntou ao Joãozinho:
___ Quanto são um mais dois.
___ Dois, respondeu ele rapidamente.
___ Nossa Joãozinho, essa é a conta mais fácil da matemática e você nem parou para contar!
Bem que a minha avó dizia, que tem gente que tem cabeça só para juntar caspa.

Na parte do texto: “Nossa, essa é a conta mais fácil da matemática e você nem sequer parou para contar! Bem que a minha avó dizia, que tem gente que tem cabeça só para juntar caspa”.
O termo sublinhado significa que:
(A) O aluno tinha caspa por isso errou a atividade.
(B) A caspa afetou a memória do aluno.
(C) Quem tem caspa responde rapidamente.
(D) Que o aluno tem preguiça de pensar.

QUESTÃO 02 
CACHORROS
 Os zoólogos acreditam que o cachorro se originou de uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas precisavam caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. Já os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caçar, a cuidar de rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem ótimos companheiros.
Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.
O assunto tratado nesse texto é a:
(A) relação entre homens e cães.
(B) profissão de zoólogo.
(C) amizade só entre os animais.
(D) alimentação dos cães.

QUESTÃO 03 
 O menor jornal
 A jornalista Dolores Nunes é a responsável pelo menor jornal do mundo. No dia 23, o micro jornal Vossa Senhoria, da cidade de Divinópolis (MG), recebeu o certificado do livro dos recordes, atestando que o seu jornal, com apenas 3,5 centímetros de altura e 2,5 centímetros de largura, é o menor jornal do mundo. O jornal tem 16 páginas mensais, tiragem de 5 mil exemplares e aborda diversos assuntos da atualidade.
O que significa atestando?
(A) Afirmando por escrito.
(B) Cantando uma música.
(C) Escrevendo um poema.
(D) Lendo uma canção.

QUESTÃO 04 E 05
 PRINCESA NENÚFAR ELFO-ELFA
 Nasceu já bem pálida, de olhos claros e cabelos loiros, quase brancos. Foi se tornando invisível já na infância e viveu o resto da vida num castelo mal-assombrado, com fantasmas amigos da família. Dizem que é muito bonita, mas é bem difícil de se saber se é verdade.
A opinião das pessoas sobre a princesa
é de que ela:
(A) é muito bonita.
(B) é feia.
(C) inteligente.
(D) vive num castelo.
Ela já nasceu bem pálida...” A palavra grifada se refere a:
(A) Família da princesa.
(B) Aos fantasmas amigos.
(C) Ao Castelo Mal-assombrado
(D) À Princesa Nenúfar Elfo-Elfa


QUESTÃO 06
NO MEIO DA RUA
___ Por que você está carregando esta cama?
___ Ordens do meu médico.
___ O médico mandou você andar por aí com a cama?
___ Sim, recomendou que não deixasse a cama até a semana que vem.
O humor do texto está presente:
(A) ao interpretar a fala do médico com outro sentido.
(B) ao se deitar na rua.
(C) ao conversar com o amigo.
(D) ao fazer o que o farmacêutico mandou.
 QUESTÃO 07
O HOMEM DO OLHO TORTO
 No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas – falava cuspindo, espumando como um sapo-cururu. O que mais chamava a atenção era o seu olho torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua. Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma onça. No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até que tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto.

No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Ele era meio:
(A) Meio doutor, meio narrador.
(B) Meio caçador, meio leiteiro.
(C) Meio caçador, meio padeiro.
(D) Meio caçador, meio vaqueiro.
QUESTÃO 08
 Clementina, a gata

          Clementina era uma gata de telhado, dessas gatas listradas. Vivia namorando, miando e tendo gatinhos. Mas era mais pra namoradeira do que pra mamadeira, quer dizer: não cuidava muito bem dos filhotes. Vivia esquecendo de dar de mamar.  Ainda bem que Boby cuidava! Boby também era bassê, da mesma raça de Sua Avó. Se você não leu a história de Sua Avó, bem feito, vai pensar que estou falando de pessoa de sua família, Deus que me livre! É que Sua Avó era o nome de um cachorro que tive, quando era menina, da mesma raça de Boby, que tive quando meus filhos eram meninos.
          Boby cuidava dos gatinhos de Clementina. Só não dava de mamar, por motivo de Boby ser macho. Mas mãe como Boby nunca vi igual!
          Boby chamava Clementina de três em três horas, para a desalmada vir alimentar os gatinhos. Clementina, muito namoradeira, não queria vir, ficava requebrando em frente do portão, esquecida de que era uma senhora gata com obrigações familiares.

Na frase “Mas mãe como Boby nunca vi igual!” O Body era um:

A) Cachorro Bassê            B) Gato.                       C) Clementina               D) Sua avó.